A
missão do Espiritismo tanto quanto o ministério do Cristianismo, não será
destruir as escolas de fé, ate agora existentes, acolheu a revelação de Moisés.
A
Doutrina dos Espíritos apóia os princípios superiores de todos os sistemas
religiosos. Jesus não critica a nenhum dos Profetas do Velho Testamento, O
Consolador Prometido não vem para censurar os pioneiros dessa ou daquela forma
de crer em Deus.
O
Espiritismo e, acima de tudo, o processo libertador das consciências a fim de
que a visão do homem alcance horizontes mais alto.
Há milenios, a mente
humana gravita em derredor de patrimônios efemeros, quais sejam o da precária
posse fisica, atormentada por pesadelos carnais de vanada especie. Guerras de
todos os matizes consomem-lhe as forças. Flagelos de multiplas expressões
situam-lhe a existencia em limitaçoes aflitivas e dolorosas.
Com a morte do corpo, não atinge
a liberaçao. Com Com a morte do corpo, não atinge a liberaçao. Além-túmulo
prossegue atenta as imagens que a ilusão lhe armou ao caminho, escravizada a
interesses inconfessaveis. Em plena vida livre, guarda, ordinariamente, a
posição da criatura que venda os olhos e marcha impermeável e cega sob pesadas
cargas a lhe dobrirem os ombros.
A obstinaçao em disputar
satisfaçoes egoisticas entre os companheiros da carne, constitui-lhe deploravel
rnibiçao e os preconceitos ruinosos, os teríveis enganos do sentimento, os
pontos de vista pessoais as opiniões preconcebidas, as paixões desvairadas, os
latos enfermiços, as concepoes cristalizadas, os propósitos menos dignos, a
imaginação intoxicada e os hábitos perniciosos representam fardos enormes que
constragem a alma ao passo vacilante, de atenção voltada para as experiências
inferiores.
A nova fé alargar-lhe a senda
para mais elevadas formas de evolução. Chave de luz para os ensinamentos mentos
do Cristo, explica o Evangelho nao como um tratado de regras disciplinares,
nascidas do capricho humano, mas como a salvadora mensagem de fraternidade e
alegria, comunhão e entendimento, abrangendo as mais simples da vida.
Aparece-nos, então Jesus, em
maior extensao de sua glória. Nao mais como um varão de angústia, insinuando a
necessidade de amarguras e lágrimas e sim na altura do heroi da bondade e do
amor, educando para a felicidade integral, entre o serviço e a compreensao,
entre a boa vontade e o júbilo de viver.
Nesse aspecto vemo-lo como o
maior padrao de solidariedade e gentileza, apagando-se na manjedoura,
irmanando-se com todos na praça pública e amparando os malfeitores na cruz, a
extrema hora, de passagem para a divina ressurreição.
O Espiritismo será, pois,
indiscutivelmente, a força do Cristianismo em ação para reerguer a alma humana
e sublimar a vida.
O espaço infinito,
pátria universal das coristelações e dos mundos, é sem dúvida, o clima natural
de nossas almas, entretanto, nao podemos esquecer que somos filhos, devedores,
operários ou companheiros da Terra, cujo aperfeiçoamento constitui o nosso
trabalho mais imediato e mais digno.
Esqueçamos, por agora, o paraíso
distante para aludar na construçao do nosso próprio ceu. Interfiramos menos na
regeneraçao dos outros e cogitemos mais de nosso proprio reajuste perante a Lei
do Bem Eterno, e, servindo incessantemente com a nossa fé à vida que nos rodeia,
a vida por sua vez, nos servirá infatigável, convertendo a Terra em estacao
celestial de harmonia e luz para o acesso de nosso Espírito à Vida Superior.
Pelo Espírito de Emmanuel
Fonte: XAVIER, Francisco Cândido. Roteiro. 13. Ed.
Rio de Janeiro: FEB, 2008.Cap. 38.
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