Seguidores

Histórias da Espiritualidade


MALA VAZIA

Que coisa! Não sei o que está acontecendo comigo. E esta dor está bem chata!" - resmunguei aborrecido.

Estava a caminho do banco e, no momento, parado no trânsito. Uma senhora que caminhava pela calçada me informou do ocorrido:

- Teve um acidente na esquina, nada grave, logo o trânsito vai ser liberado.

- Obrigado! - agradeci sorrindo.

E os pensamentos vieram novamente:

"Se eu tivesse tido mais paciência com duas companheiras e frequentadoras do centro espírita em que tentava ser útil, elas não haviam brigado e se afastado da casa.” As duas me fizeram perder a paciência - tentei me justificar.

"Somente se perde o que se tem. E você, tem a virtude da paciência?"

“Acho que deveria ter tentado apaziguá-las."

E o monólogo prosseguia; embora tentasse pensar em outras coisas, voltavam os pensamentos em que dialogava comigo mesmo. E assim foi durante todo o dia.

Lembrei-me das vezes em que fiquei nervoso no meu segundo lar: a casa espírita.

Acho que não fui caridoso com Toninho. Também ele estava levando alimentos arrecadados para sua casa."

"Tentou ao menos saber o porquê de ele fazer isso? Será que não estava passando necessidades?"

“Aparentemente não tinha motivos, ele estava empregado" - justifiquei-me.

Pensei também em alguns fatos desagradáveis que ocorreram em minha vida familiar. Ainda bem que foram poucos, e todos eles me pareceram sem importância.

Estava sendo bom filho, esposo e pai, senti que eu mesmo não tinha queixas sobre mim nessa parte, com a família.

Assim como também não estava me cobrando as atitudes que tive com outras pessoas que conviviam comigo no trabalho e na sociedade.

Dei um longo suspiro. O trânsito foi liberado, prestei atenção e me dirigi ao banco.

Enquanto esperava ser atendido, os pensamentos voltaram:

"E se tivesse me dedicado mais à assistência social? Participado com mais atividades nas campanhas? Acho que não fiz visitas aos doentes que poderia. Não levei consolo aos pais que tiveram filhos desencarnados. Poderia ter feito mais, muito mais."

O gerente me chamou:

- Senhor Nelson, por favor!

"Chega! Que pensamentos persistentes! Se não fiz, vou fazer agora e pronto!"

Aproximei-me do gerente e o cumprimentei.

- Como está senhor Nelson?

- Com algumas dores na coluna; vou marcar uma consulta com meu médico – respondi.

Resolvi o problema com o gerente, voltei ao escritório e à noite, em casa, depois do jantar, sentei-me no sofá para ler o jornal e novamente preocupei-me com os pensamentos:

“As malas, será que estão arrumadas?" - indaguei, pensando nelas.

Desde que me tornara espírita compreendera que a morte é somente uma mudança na forma de viver e tranquilizei-me; antes tinha um medo terrível desse fato que é natural a todos nós. Então resolvi acumular obras boas que me acompanhariam nessa viagem em que faria só. Imaginei algumas malas e nelas, dia após dia, colocava mentalmente, algo que julgava ter feito de bom.

Tomei um remédio para amenizar as dores e fui dormir.

Acordei de madrugada com uma forte dor, não consegui nem falar. Devo ter gemido, pois, acordei minha esposa que acendeu a luz. Vi temor nos seus olhos. Ouvi-a falar ao telefone, chamando a ambulância e os filhos. Tenho dois que já estão casados.

Ela pegou na minha mão, senti-me seguro. Outra dor forte, aguda, que me deu a impressão de que algo explodia em meu peito; fui apagando. Esse "apagando" quer dizer "sumindo". Ainda vi minha esposa passar as mãos sobre meu peito, ajeitar minha cabeça e me chamar:

- Nelson!

Acordei. Dei uma olhada no local onde estava. Era um quarto estranho. Somente mexi os olhos. Estava num leito com lençóis brancos. Do lado esquerdo havia uma janela fechada, por onde entrava tênue claridade. Do lado direito, duas portas, uma mesinha de cabeceira e uma poltrona.

- Devo ter desencarnado! - exclamei baixinho.

Estava bem, tranquilo e me sentindo confortável. Sem saber o que fazer resolvi ficar quieto.

"Se eu não tiver desencarnado e estiver em um hospital de encarnados, falando que morri, eles acharão que enlouqueci. É melhor esperar" - decidi.

Não demorou muito, um senhor entrou no quarto. Olhei-o e achei que o conhecia.

- bom dia, Nelson! Como está passando? - ele me cumprimentou sorrindo.

- bom dia! Estou bem! - respondi.

- Está precisando de alguma coisa?

- Não, obrigado. O senhor é médico?

- Não sou médico, e sim seu amigo - respondeu. Fiquei sem saber se perguntava onde estava e o que me acontecera. Ele, vendo-me encabulado, explicou:

-Você, Nelson, sofreu um infarto e está se recuperando. "Sem soro? Não vejo instrumentos hospitalares. Não devo estar encarnado!" - pensei.

Olhei novamente para ele. Veio na minha mente a lembrança dos amigos da casa espírita. Recordei-me da descrição dos médiuns videntes sobre os nossos orientadores desencarnados, lembrei-me com detalhes do que falavam de um deles, o que estava sempre ao meu lado, orientando-me. José, assim o chamávamos.

Enquanto me recordava desse fato, ele ficou quieto. Observei-o bem.

"Parece com ele ou é o próprio José?" - indaguei-me.

Resolvi perguntar:

- O senhor é meu amigo porque trabalha no centro espírita que frequento? Do lado espiritual? É o José?

- Sim, sou. Tenho imenso prazer em tê-lo aqui conosco.

- O que aconteceu?

- Como já disse, você teve um infarto e os órgãos do seu corpo cessaram suas funções. Nós, os companheiros desencarnados, que por anos trabalhamos

com você, pudemos desligá-lo da matéria morta e trazê-lo para cá. Está na ala de recuperação da colônia, situada no espaço espiritual da cidade onde viveu encarnado.

Olhava-o atento, ele sorriu e perguntei em tom de indiferença - parecia que o assunto era corriqueiro, como se indagasse: "Você leu esse livro?".

- E meus familiares?

- Comportaram-se e agiram muito bem, demonstrando os conhecimentos adquiridos.

Sendo espíritas, deram exemplos de como se deve agir nesses momentos ainda tão difíceis para os terráqueos. Você recebeu muitas orações dos companheiros e teve um velório e um enterro tranquilos, dignos de um aprendiz do Evangelho.

Fiquei quieto. Depois de dois longos minutos, esse senhor, percebendo que eu desejava ficar sozinho, sorriu e se despediu.

- Nelson, vou deixá-lo a sós um pouquinho. Volto logo. Acenei com a cabeça concordando, e ao ficar sozinho, fiquei a pensar:

"Ontem não estava me sentindo bem. Tive aqueles pensamentos estranhos. Não, acho que não eram estranhos, eram reais. Deixei de fazer muitas coisas, e outras fiz de forma errada. E a morte me surpreendeu...".

Comecei a ficar inquieto, a suar, senti minhas mãos geladas.

"Não fiz o que deveria ter feito! Não julgava que isso ia ser cobrado."

Passei a respirar com dificuldade e senti uma dorzinha no peito.

Senti um pavor que me paralisou no leito, devo ter arregalado os olhos. Falei alto, repetindo a indagação:

- E agora?

- Nelson, por favor! - disse José, entrando no quarto novamente. - Calma!

E estendendo as mãos sobre mim, deu-me um passe. Fui me tranquilizando.

- O que lhe aconteceu? Você estava tão bem! - ele indagou.

- Sou infeliz! Deixei de fazer muitas coisas - queixei-me.

- Não me dediquei como deveria à assistência social, não apaziguei as discórdias, não fiz...

- Pare! - ordenou-me José. - Não se recrimine assim! Você vai agora me dizer o que fez de bom para a casa espírita.

- Eu? O que fiz?

- Sim, você! Que tal lembrar-se dos passes que aplicou, das entrevistas em que aconselhou e consolou a muitos, das orientações que deu a desencarnados necessitados de ajuda por meio dos trabalhos de desobsessão, dos livros espíritas que emprestou, doou e...

Foi falando dos pequenos atos que fiz, e fui melhorando. José parou de falar, indaguei-o aflito:

- E agora? O que faço?

- Primeiro, descanse para se recuperar; depois aprenderá a viver sem o envoltório físico e a ser útil à colônia que o abriga.

- O senhor falando assim, parece fácil - expressei-me.

- É, de fato é fácil. Lembre-se, Nelson, de que a vida continua sem saltos e sem complicações, por isso não a complique. Não se deixe abater por pensamentos negativos como esses que teve. Pense no presente, é no momento atual que devemos fazer o bem para sermos bons um dia.

Envergonhei-me do vexame que dei, José sorriu compreendendo.

- Nelson, todos nós sabemos que os órgãos do corpo físico um dia cessam suas funções. Mas, quando ocorre conosco, é um acontecimento especial, porque esse momento é nosso. E nós é que passamos. Agora, durma para descansar, ficarei aqui até que adormeça.

Quando acordei vim a saber que trinta dias já haviam se passado da minha mudança de plano. Cobrei de mim mesmo o que deixara de fazer quando encarnado, amargurei-me, entristeci-me, sentindo-me um pouco fracassado. Quem pode, tem obrigação de fazer. E sofri, julguei a mim mesmo. Mas compreendi que não basta se lamentar e me esforcei para melhorar. Se não realizei mais coisas, agora estava tendo a oportunidade de realizar.

Fiz uma viagem em que mudei de plano, e somente o que me acompanhou foram as minhas obras! Voltei com a bagagem quase cheia, aproveitei encarnado muitas das oportunidades que tive. Aprendi, erradiquei alguns vícios, adquiri virtudes, mas me incomodava o espacinho que deixei vazio.

Resolvi reagir. Levantei-me e imaginei as malas que quando encarnado mentalizei, aquelas em que fui colocando meus atos. Abri o armário do quarto e também a primeira mala. Continuei a imaginar, ia pegar meu aprendizado para colocar dentro da gaveta. Parei. Compreendi que não se guardam conhecimentos adquiridos em locais.

Eles estavam dentro de mim.

Retornara à pátria espiritual. E voltara sabendo como era, o que encontraria. Eu estava num lugar de maravilhas e com amigos. Ajoelhei-me e agradeci a Deus; lágrimas rolaram pelo meu rosto. Senti-me agradecido e dei graças.

Fiquei mais cinco dias no hospital, depois fui hospedado numa casa com amigos.

Encantei-me com as belezas da colônia. Lera em livros espíritas descrições das cidades espirituais, mas vê-las pessoalmente é uma felicidade indescritível.

O tempo passou, de aprendiz tornei-me servo útil, um morador pelos muitos serviços prestados. Pude saber e estar sempre com meus familiares, e assim amenizar minha saudade.

Hoje, acho engraçado ao recordar aqueles momentos em que receei, sem razão, estar desencarnado. Sofri muito naqueles minutos. Mesmo com conhecimento não me isentei de ficar inseguro, de sentir medo. Ainda bem que aquela agonia passou rápido.

Hoje estou muito feliz, tentando não deixar mais nenhuma obra que possa ser feita, sem fazer. E, penso nas malas, não quero deixar nenhuma vazia, porque sei que mudarei de plano novamente. Um dia, reencarnarei novamente. E quero ter uma boa bagagem, com boas obras, pois elas são tesouros conquistados.

Anseio servir sempre para ajudar a melhorar a Terra - o planeta que temos por graça para morar, pois tornando-o melhor, teremos um lar de bem-aventuranças.

 

 

Explicações de Antônio Carlos

 

A história da vida de Nelson é um exemplo. Foi um servo útil, tanto que mereceu um socorro imediato e foi levado para uma colônia. Infelizmente são raras as pessoas que ao desencarnarem não se sintam como ele, que poderia ter feito mais a si e ao próximo, julgando-se devedoras, porque oportunidades de praticar o bem, fazê-lo a outros e a si mesmo todos temos, quando

encarnados. Tranquila é a desencarnação dos que agem como Nelson; felizes e bem-aventurados os que realmente retornam à pátria espiritual, tendo no plano físico feito tudo o que podiam.


Cadela de Chico Xavier

Chico Xavier tinha uma cachorra de nome Boneca, que sempre esperava por ele, fazendo grande festa ao avistá-lo. 
Pulava em seu colo, lambia-lhe o rosto como se o beijasse.
O Chico então dizia: – Ah Boneca, estou com muitas pulgas! 
Imediatamente ela começava a coçar o peito dele com o focinho. 
Boneca morreu velha e doente. Chico sentiu muito a sua partida. Envolveu-a no mais belo xale que ganhara e enterrou-a no fundo do quintal, não sem antes derramar muitas lágrimas. 
Um casal de amigos, que a tudo assistiu, na primeira visita de Chico a São Paulo, ofertou-lhe uma cachorrinha idêntica à sua saudosa Boneca. 
A filhotinha, muito nova ainda, estava envolta num cobertor e os presentes a pegavam no colo, sem contudo desalinhá-la de sua manta. 
A cachorrinha recebia afagos de cada um. A conversa corria quando Chico entrou na sala e alguém colocou em seus braços a pequena cachorra. 
Ela, sentindo-se no colo de Chico, começou a se agitar e a lambê-lo.
- Ah Boneca, estou cheio de pulgas! disse Chico.
A filhotinha começou então a caçar-lhe as pulgas e parte dos presentes, que conheceram a Boneca, exclamaram: “Chico, a Boneca está aqui, é a Boneca, Chico!” 
Emocionados perguntamos como isso poderia acontecer. O Chico respondeu:
- Quando nós amamos o nosso animal e dedicamos a ele sentimentos sinceros, ao partir, os espíritos amigos o trazem de volta para que não sintamos sua falta. 
É, Boneca está aqui, sim e ela está ensinando a esta filhota os hábitos que me eram agradáveis. 
Nós seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar. 


A ENFERMEIRA

Estava atrasada. Levantei-me no horário de costume. Como sempre, toda manhã em casa era uma correria. Meus dois filhos, um moço e uma adolescente acordavam para ir á escola e meu marido para ir ao trabalho.
Naquela manhã, meu filho me pediu:
"Mamãe, por favor, pregue o botão na minha camisa, quero ir à escola com ela."
E lá fui eu pregar o botão. Todos saíram, eu me atrasei, não peguei o ônibus o horário costumeiro, mas sim outro, dez minutos depois. Atrasada, atravessei correndo a avenida em frente ao hospital em que trabalhava e um carro me atropelou. Senti o baque e me vi caída no chão. Não senti dor, fiquei tonta e o que me aconteceu depois, pareceu-me que sonhava.
Vi que me colocaram em uma maca, entraram comigo no prédio do hospital, indo para a sala de emergência. Não conseguia mover-me nem falar.  Reconheci os enfermeiros amigos ao meu lado, olhando-me preocupados. Senti o doutor Murilo me examinar e escutei:
 “O estado de Sônia é gravíssimo!"
Deu ordens que julguei serem certas.
"Não está adiantando!" - escutei e reconheci a voz de Ivone, uma competente enfermeira.
"Morreu!" - falou alguém.
"Sônia, infelizmente não resistiu, está morta!" - expressou-se doutor Murilo.
"Eu não!" - pensei aflita. - “O que está acontecendo meu Deus”? Por que será que acham que morri! Tenho de falar, reagir e mostrar a eles que estou viva. "
- Calma, enfermeira Sônia! Tranquilize-se. Sabemos que você está viva. Durma!
Escutei e não identifiquei quem falou. Uma mão quente fechou meus olhos com carinho. Achei que me deram algum sedativo. Senti que estava sendo medicada e dormi.
Mas não foi um sono tranquilo. Às vezes sentia que mexiam comigo. Tentava
tranquilizar-me, achando que estava sendo operada ou que me faziam curativos.
Depois ouvi meus familiares chorando, principalmente minha filha, mãe e irmã.
Pensei: “Eles já sabem e estão chorando junto ao meu leito”. Isso não é permitido. Será que abriram exceção porque trabalho aqui?”.
- Morreu tão jovem!
- Coitada da Sônia, foi atropelada quando ia para o trabalho!
Sentia um torpor e não conseguia entender o que me acontecia. Concluí que era a anestesia que estava me fazendo delirar.
- Sônia - escutei uma voz forte falando comigo -, vamos levá-la para um local
sossegado. Acalme-se e tente descansar
"Vou para a U.T.I." - pensei.
E esforcei-me para ficar tranquila. Senti alguém mexer no meu corpo, mas não
senti dor, apenas aquele estado terrível de torpor. Parecia que sonhava, queria
acordar e não conseguia.
Senti que me levaram para outro local e deitaram-me numa cama. Abri os olhos um pouquinho e vi que estava numa enfermaria. Pessoas de branco carinhosamente acomodaram-me e uma delas falou:
- Sônia, você irá dormir tranquila!
Ainda escutava choros e lamentos; depois dormi.
Acordei. Acabou aquele estranho torpor. Olhei para o local onde estava, era uma enfermaria bem-arrumada, limpíssima e silenciosa.
- Onde estou? - ouvi minha voz indagar e ressoar pelo quarto.
Duas senhoras me olharam. Ninguém respondeu.
"Estou no hospital" - pensei. - “Que pergunta boba a minha”. Estou me lembrando.
Fui atropelada!“
Curiosa, levantei o lençol. Estava vestida com uma camisola branca e pasmei:
nenhum ferimento. Movi-me com facilidade e pensei:
Aconteceu algo estranho! O que será que houve? Talvez tenha batido somente a cabeça e agora estou saindo de um coma. É isso! Mas por que não estou na U.T.I.? Por que não estou num quarto particular? Temos convênio!".
Um senhor entrou no quarto e uma das senhoras que me olhou, falou:
- Doutor José Augusto, Sônia já acordou!
- Que bom! Como está, garota? - perguntou ele me olhando e sorrindo.
Parecia que o conhecia, mas não me lembrava de onde. Observei-o bem. Tive a certeza de que ele não era médico do hospital.
"Será que fui transferida?" - pensei.
Como não respondi, ele perguntou novamente:
- Sônia, como está se sentindo?
- Não sei, acho que bem. Estou saindo do coma?
- Não, você não estava em coma - respondeu o senhor gentilmente.
- Onde estou?
- Na outra parte do hospital.
- Que outra parte? - indaguei curiosa.
- Na que fica do outro lado - respondeu uma das senhoras, intrometendo-se na conversa.
- Lado?! - balbuciei.
- Do Além - ela falou rapidamente e baixinho.
- Sônia - falou o senhor -, você compreenderá aos poucos o que lhe aconteceu. É muito importante se esforçar para ficar calma e tranquila para se recuperar.

Uma senhora me trouxe um suco. Não estava com vontade, não quis. O senhor afastou-se, foi conversar com outra pessoa. Fiquei ali aborrecida, sem compreender o que se passava. Fingi dormir e quando o senhor se afastou e tudo ficou quieto, levantei-me com facilidade e saí escondida do quarto, passei por um corredor e vi uma escada, desci
e, aliviada, reconheci o hospital em que trabalhava. Estava como sempre, lotado, pessoas indo e vindo. Voltei para o quarto e deitei no meu leito.
"Deve haver uma explicação para estar aqui" - pensei.
- "Depois, por certo, aquele senhor me dirá o que aconteceu. Certamente fizeram, de algum setor do hospital, esse local mais tranquilo, onde me trouxeram para me recuperar."
Dormi de novo. Acordei e pensei em tudo o que me ocorreu e achei estranho,
principalmente porque escutei, sem compreender como, minha filha chorando.
“Ela veio me visitar e chorou”. Por que não me acordou? Mas está chorando agora!
Por que a escuto e não a vejo?"
Quando o senhor entrou no quarto, chamei-o:
- Senhor, por favor, venha cá um pouquinho. O senhor é enfermeiro ou médico?
- Sou alguém que cuida de vocês.
- Escutei essa senhora chamá-lo de doutor José Augusto. Não me lembro de ninguém com esse nome na equipe médica. Bem, isso não tem importância. Estava vindo trabalhar, atravessei a avenida e um carro me atropelou; depois não me lembro direito o que aconteceu. Escutei o doutor Murilo dizer que meu estado era grave, entrei num torpor, num sono estranho, com sonhos confusos. O senhor pode me dizer o que houve?
- De fato, você foi atropelada - respondeu ele, tentando me esclarecer sem me
chocar. - Foi conduzida para a sala de emergência. Sônia, você, sendo
enfermeira, já viu muitas pessoas morrerem, não é?
- Sim, já - respondi. - Trabalho com doentes terminais. No começo ficava triste quando uma pessoa morria, até orava por ela, depois isso se tornou rotina, era meu trabalho, cuidava de todos com carinho e a morte não me incomodou mais.
- A morte do corpo físico é algo natural! Você é religiosa? - perguntou ele.
- Sou, vou à igreja quando dá, gosto de orar no sossego de um templo - respondi.
- E o que pensa da morte?
- Não sei... - respondi sacudindo os ombros. - Por que está me perguntando isso?
- Porque o corpo físico nasce e morre. Nós o usamos para viver na Terra durante um período. Você não pensa na morte, em morrer?
- Eu não! Ainda mais agora que sobrevivi daquele atropelamento em que ainda não me recuperei. A pancada na cabeça me deixou confusa, deve ter afetado meu cérebro.
Falei um tempão sobre o que sentia e tinha explicação para tudo. Doutor José
Augusto me ouvia atento. Aproveitando que fiz uma pausa, ele falou:
- Sônia, não esqueça que a morte do corpo físico é para todos, e que somos
sobreviventes depois dessa ocorrência.
Mudei de assunto aceitando um suco que me foi oferecido. Não estava gostando nem um pouco de estar ali, achei muito estranho. Quando minhas companheiras de quarto dormiram, levantei devagarzinho e saí do quarto. Uma senhora de aparência agradável, aproximou-se quando estava no corredor perto da escada.
- Sônia, aonde vai? Está fugindo?
- Saí somente para dar uma voltinha - respondi.
- Você pediu permissão? - indagou-me. - Não pode sair e andar por aí, pode ser perigoso. Volte, por favor! Você está em recuperação e tem de obedecer às normas do hospital. Como enfermeira sabe disso, não é?
Fingi que ia voltar, mas corri e desci as escadas. Passei correndo pelos
corredores movimentados do hospital. Entrei na ala reservada ao corpo docente, no vestiário das enfermeiras. Apressada troquei de roupa. Saí do prédio, parei em frente da avenida, quis estar em casa. E, logo estava. Aliviada, nem pensei como vim, achei que estava esquecendo alguns detalhes.
Meu lar estava bagunçado. Tentei arrumá-lo e não consegui. Quis colocar objetos nos seus lugares, mas eles continuavam onde estavam. Cansada, sentei numa poltrona e adormeci. Acordei com meus filhos chegando com minha mãe. Corri para abraçá-los, mas eles não me deram atenção. Pareciam não me ver. Escutei minha filha dizer:
- Estamos contentes, vovó, por estar aqui nos ajudando.
Conversaram sem me dar atenção. "Acho" - pensei - "que estão bravos comigo porque fugi do hospital.”  Meus dois filhos e minha mãe fizeram uma faxina na casa. Ela foi embora, meu marido chegou, estava abatido e triste. Também nem me olhou. Chorei. E minha filhinha chorou também. Meu marido a abraçou. - Filha, não chore! Estamos todos sofrendo. Tente reagir, temos de continuar vivendo.
- Sinto tanta falta dela!
"Será que minha filha está chorando porque minha mãe, a avó dela, foi embora?" - pensei.
Os três se abraçaram. Foram dormir, nem me deram atenção. Resolvi ir para o
quarto. Deitei na minha cama. Encostei-me no meu marido. Ele se revirou,
levantou e foi para a sala, ligou a televisão. Fui também, disposta a conversar com ele.
Falei por minutos que estava bem, por isso saí do hospital e que eles não
precisavam me tratar assim. Meu esposo sempre fora muito atencioso comigo,
fingiu tão bem que parecia não me escutar. Sentei-me no sofá e dormi.
Assim se passaram dias. Até que escutei minha mãe e minha filha conversando. Diziam que iam ao hospital pegar alguns objetos meus que estavam lá. "Bem" - pensei -, "se estão me tratando assim, com desprezo porque fugi de lá, vou com elas, assim me desculpam e fica tudo bem.”
Entrei com elas no carro. Pararam no estacionamento do hospital, acompanhei-as e entramos no prédio.
Fiquei olhando o movimento e quando percebi as duas sumiram. Resolvi ir para a
enfermaria onde estive, mas não encontrei as escadas. Fiquei andando pelo
corredor, acabei indo ao setor em que trabalhava dos doentes em estado grave. Fiquei num canto olhando. Vi um senhor, que já conhecia, era um doente difícil, exigente e abusado. Maltratava com palavras rudes quem cuidava dele. Por duas vezes passara as mãos em mim. Agora estava morrendo e, morreu. Vi dois vultos escuros o pegarem pelos braços, deram-lhe um puxão e ele se transformou em dois. Um quieto, ali no leito, outro gritando e desaparecendo com os vultos. Tremi de medo. Logo em seguida, outra morte, uma senhora tranquila morreu orando e foi envolvida por uma luz. Também se transformou em duas. Uma ficou dormindo serenamente, e a outra foi embora com a luminosidade. Estava estupefata, então, vi aquela senhora que tentou me impedir de fugir.
- Oi, Sônia! Que bom ter voltado! Espero que tenha compreendido o que ocorreu com você.
- Acho que estou louca!
Ela me abraçou com ternura.
- Não, Sônia! Por favor, não se iluda mais! Observe-nos! Somos você e eu, diferentes dessas enfermeiras e desses doentes. Você não está louca! Quando foi atropelada, seu corpo físico morreu, porém você continuou viva, porque o espírito não morre.
- Morta eu?! E agora? - perguntei aflita e com medo.

- Aceite essa forma de viver. Venha, vou levá-la para a parte do hospital onde pegou na minha mão e foi me puxando. Ao passar pelo corredor principal, vi na
parede uma foto do doutor José Augusto, ele foi um dos fundadores do hospital e morrera há muito tempo.
- O retrato do doutor José Augusto! - exclamei. - Ele me ajudou. Via sempre
essas fotos quando trabalhava aqui, por isso que, ao vê-lo, achei que o conhecia. Aquela senhora me colocou no leito. Chorei por horas com dó de mim e com medo. Senti-me abraçada. Era o doutor José Augusto.
- Sônia - falou ele carinhosamente -, minha amiga, não chore mais! A vida continua.
Adormeci tranquila. Acordei sentindo-me bem. Compreendi tudo. Minutos depois, o doutor José Augusto veio me visitar e perguntei para ele: - E agora?
- Irá aprender a viver com esse corpo que agora reveste, o perispírito, para depois continuar sendo a boa enfermeira que sempre foi.
- Explique-me, por favor, o que aconteceu comigo pedi.
- Você, há oito meses e quinze dias, ao atravessar a avenida, foi atropelada e
desencarnou. Foi trazida para cá e um dia fugiu.
- Parece que faz somente alguns dias que fui atropelada!
- exclamei.
- Porque ficou confusa e dormiu muito.
- Foi por isso que ninguém em casa me viu. Coitados!
- Não poderiam vê-la. Você, Sônia, iludiu-se e não quis aceitar a situação. Via, em seu trabalho, muitas pessoas desencarnarem, mas não pensou que isso
aconteceria com você.
- Como fui para minha casa? Como troquei de roupa? - quis saber curiosa.
- Nós, desencarnados, locomovemo-nos com a força do pensamento, da vontade. Isso se chama volitação. Para fazer esse processo consciente necessitamos aprender. Alguns fazem sem saber, usam da vontade, como você fez. Quanto à troca de roupas, podemos plasmar vestimentas e objetos, também se faz conhecendo e depois de um aprendizado, ou como você, que usou a força mental, sem saber.
-Vi, na U.T.I., duas pessoas morrerem. Um senhor foi levado por vultos escuros e uma senhora por uma luz - falei, olhando para o doutor José Augusto, esperando por uma explicação.
- A desencarnação não é igual para ninguém - ele me esclareceu gentilmente. -
Aquele senhor infelizmente viveu fazendo maldades, e desencarnados que não o perdoaram, levaram seu espírito para regiões trevosas a fim de se vingarem dele. A senhora que viu com luz foi uma pessoa bondosa e amigos vieram buscá-la para levá-la a locais de agradável moradia. Há também desencarnes como o seu, em que o espírito permanece junto ao corpo morto, vendo de forma confusa arrumarem-no dentro do caixão e o velório. Você foi desligada duas horas antes do enterro. Outros, não querendo abandonar o envoltório carnal, são enterrados junto. Admirei-me com as explicações coerentes que aquele bondoso doutor me dava.
-Ainda bem que não me cremaram! - suspirei aliviada.
- Meu marido quer ser cremado. O que acontece com espíritos que têm o corpo
físico morto reduzido a cinzas pela cremação?
- Nos locais onde são cremados, trabalham equipes de socorristas que, independentemente de merecerem ou não, desligam esses espíritos da matéria
morta. Quem fez por merecer um socorro é levado para casas de auxílio,- outros, que viveram imprudentemente ou sem fazer o bem, somente são desligados - alguns ficam a vagar e muitos retornam ao antigo lar.
- Existem então desencarnados, como o senhor se refere aos que morrem, bons e  maus? Corri risco em ter saído daqui sem permissão? - indaguei-o.
- Há, no plano espiritual, espíritos bons, maus e os que têm a intenção de se
melhorar só que não tiveram coragem o suficiente para se dedicarem ao bem. Você, Sônia, correu perigo, de desencarnados maus a pegarem e fazê-la escrava. Nós sabíamos onde você estava e um socorrista ia vê-la sempre, tínhamos notícias suas Agradeci-o pelo auxílio e pelas explicações. Dessa vez fui obediente, recuperei - me, compreendi que fizera minha partida do plano físico e como quem parte, chega, vim para o plano espiritual. Fui transferida para uma colônia, onde aprendi a viver desencarnada e a ser útil. Tinha sempre notícias dos meus familiares, depois de anos, pude vê-los e estar com eles nos momentos importantes. E foi uma felicidade quando o doutor José Augusto me convidou para servir como enfermeira, ser socorrista no hospital em que trabalhei quando encarnada.
E a vida fantasticamente continua! Sonia


 
Explicações de Antônio Carlos
Iludir-se é fácil. Temos tendência a acreditar no que queremos. Assim, Sônia
iludiu-se. Escutou, ao ser levada para a sala de emergência, que seu estado era grave, que morrera. Agarrou-se tanto ao corpo físico que socorristas que serviam no hospital tiveram dificuldades para desligá-la - seu socorro somente ocorreu duas horas antes do seu envoltório carnal ser enterrado. Deu para si mesmas explicações para tudo o que estava lhe acontecendo de diferente. Ao ficar numa parte do hospital que não conhecia achou que era uma nova ala. Na sua casa terrena pensou que a família não falava com ela, por estarem bravos, por ter fugido etc. Normalmente poucas pessoas se preparam para esse fato natural que é a desencarnação. Infelizmente, sempre achamos que isso acontece com os outros e quando chega nossa vez, apegamo-nos a detalhes para crer que continuamos na matéria física. Se tivermos conhecimento, fazemos essa mudança com mais facilidade. Embora necessitamos fazer jus para merecer o socorro. Não aceitar a desencarnação não depende do motivo que levou os órgãos do corpo físico a findarem suas funções. O desencarne
de Sônia foi brusco. Talvez, se tivesse doente por meses, ter-se-ia preparado e
aceitaria sem tantas dificuldades a mudança de plano. Mas, infelizmente, tenho
visto doentes de anos também se iludirem. Não deveríamos ter pavor da morte, e sim entendê-la e designar esse fenômeno pelo nome certo: desencarnação, aceitando essa outra forma de viver. com aceitação e compreensão, tudo fica mais fácil e agradável.



 

PARTE 6: O ENGANO


Capítulo do livro: Histórias Maravilhosas da Espiritualidade, Psicografia de Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho, ditado pelo Espírito: Antônio Carlos


Fui visitar minha amiga Patrícia,¹ ela realiza seus planos, estuda e leciona. Encontrei- a na Colônia de Estudos "Casa do Saber", onde dá aulas por doze horas diárias, além de estudar seis horas em outra Colônia.
– Antônio Carlos, que bom revê-lo! – disse-me contente, com seu sorriso encantador.

– Sei que está muito ocupada, mas vim visitá-la. Como tem passado esta minha amiga tão atarefada?

– Agradeço-o pela visita. Realmente estou muito ocupada, tenho trabalhado e estudado muito. Nos raríssimos momentos de folga, vou visitar meus familiares. Sei sempre deles, fazem parte de mim. Antônio Carlos, escrevi os livros por sua insistência e amei fazê-los. Mas sempre quis dedicar-me ao que faço no momento: estudar e ensinar. E o faço com imensa alegria. Gosto muito de ir ao Centro Espírita que minha família frequenta e escutar meu pai nas suas palestras, porém tenho ido lá raramente.

– Patrícia, não pensa em escrever mais livros? – indaguei.

– Atualmente, tenho muito trabalho e, como disse, não tenho ido à Terra e nem me comunicado com encarnados. Não descarto a possibilidade de escrever outros livros, e sei que tia Vera aceitará com gosto trabalhar comigo novamente. Talvez o faça, se achar que valerá a pena.

Entendi o que a menina Patrícia falou. Nós, os desencarnados, não somos propriedade dos médiuns. Mas por motivos de afinidade e carinho estamos unidos a um em particular. Antes de escrever livros, eu, Antônio Carlos, era um desconhecido.

Patrícia é uma das muitas jovens que desencarnou em sua cidade. Ela tem muitos motivos que a ligam à médium Vera e, para escrever os quatro livros, treinou por um bom tempo. Assim como eu, que me preparei nove anos para escrever o primeiro livro e atualmente são muitos anos de trabalho e carinho. Não que não possamos escrever por outros médiuns, outros podem ser, às vezes, até mais capazes. Mas é por afinidade, treino e um imenso amor que nos unem.
Sabendo que Patrícia iria iniciar seu horário de trabalho, despedi-me de minha amiga com carinho. Da Colônia "Casa do Saber" fui à Casa do Escritor, onde vou sempre. Conversei com amigos e depois dirigi-me à Sala de Pedidos, local da Colônia, onde chegam pedidos para os escritores desencarnados.

– Recebemos agora este pedido – disse Aldo, que trabalhava ali no momento –, é de uma moça encarnada que se chama Francisca. Pede ajuda à Patrícia. Como ela não está conosco no momento, a equipe de socorro atende em seu nome.
– Se me permite, irei saber o que ocorre.

– Agradeço – disse Aldo.

Em instantes, estava ao lado de Francisca. Ela, em sua casa, chorava e pedia ajuda à Patrícia.

– Patrícia, como é duro ser médium! Que faço agora? Tenho psicografado com tanto carinho e me disseram que as mensagens que recebo não são de quem as assina.

Acalmei-a com passes e ela deitou-se. Analisei a situação. Francisca estava psicografando. Li as mensagens que recebeu, eram boas, com conteúdo Espírita, mas não tinham nada a ver com o espírito que as assinava. Era de um desencarnado conhecido no meio Espírita. Para tirar dúvidas, voltei à "Casa do Escritor" e não foi difícil achar o personagem, que me afirmou não ser ele o autor, finalizando:

– Sou muito ocupado; até que gostaria de ser protetor de muitos que me solicitam, mas não tenho tempo. E também não posso ditar mensagens à revelia. Sabe bem que tudo o que faço é preparado, que tenho o médium com que trabalhei e trabalho para estar com ele. E se tiver que ditar algo aos encarnados, é por ele que o farei. Agradeci e fui ao Centro Espírita que Francisca frequentava. Logo achei o desencarnado que se fazia passar por outro. Conversei com ele.

– Meu amigo – disse –, por que usa um nome que não lhe pertence? Como tomou a aparência desse desencarnado?

Alberto, era o nome dele. Não era mau, o que lhe faltava era conhecimento. Convidou-me a sentar ao seu lado e me disse:

– Admiro muito essa pessoa. Queria escrever, mas quem iria dar atenção a um simples Alberto desconhecido? Assinando um nome conhecido, chamo a atenção. Depois a médium queria muito que aquele espírito lhe ditasse mensagens. Queria tanto, que me aceitou na hora em que tentei passar por ele. Depois, tive tantos nomes, que importaria mais um?

– Alberto – disse-lhe –, antes de Emmanuel e André Luiz escreverem por meio de Francisco Cândido Xavier, eram desconhecidos, e assim também muitos outros que se destacaram na Literatura Espírita psicografada. Ficaram conhecidos pela perseverança e trabalho juntamente com os médiuns que lhes serviram de intermediários. Li o que escreveu. Tem talento. Por que não vai estudar? A Colônia "Casa do Escritor" oferece ótimos cursos de preparação.

– Não é muito demorado? Treina-se por anos. E a médium irá querer?

– Paciência, perseverança e treino: este é o caminho para se fazer um trabalho benfeito. Não é certo usar nomes de outros.

– Não fiz por mal, sou bom – respondeu Alberto

– Sei disto. Mas engana a médium. Por que não retoma o seu aspecto, o que tinha na sua última encarnação? Não deve continuar com a aparência desse outro desencarnado.

– Tive medo que algum médium vidente me visse e me desmascarasse. Sabendo que podemos modificar a aparência perispiritual, tornei-me igual a ele. Se você me diz que isto é errado, serei eu mesmo daqui para frente. Rapidamente ele se modificou, e era bem diferente. Alberto prometeu pensar nos meus conselhos e ir visitar a "Casa do Escritor". Despedi-me dele com carinho.

Nesse caso, Alberto aceitou meus argumentos, mas outros espíritos mais determinados ou rebeldes não os aceitam e, como têm o livre-arbítrio, são respeitados, e continuam a passar por outros. Cabe aos encarnados serem mais precavidos, estudiosos e menos orgulhosos e vaidosos. Fui novamente até Francisca. Estava dormindo, provoquei o seu desprendimento do corpo adormecido, e ela o fez facilmente. Agora era quase como eu, em perispírito, só que ela estava ligada ao seu corpo físico. Olhou-me desconfiada e apresentei-me a ela.

– Sou um amigo, vim para ajudá-la. Vamos conversar um pouco? Por que você está triste?

– Estou há algum tempo psicografando. Gosto muito. Estava recebendo algumas mensagens de um espírito que assinava um nome conhecido dos Espíritas. Fiquei contente, mas...

– Contente e orgulhosa?

Francisca não respondeu a minha indagação. Depois de instantes silenciosa, continuou.

– Vim a saber que não era este espírito que escrevia, e sim outro. Sofri muito, sinto- me enganada.

Ainda bem que Francisca não fez como muitos outros médiuns que, mesmo alertados, teimam, facilitando o engano do desencarnado mistificador. Mas como tudo o que não é verdade não vai para frente, um dia ambos, o desencarnado e o médium, caem em contradição, acabam sendo desmascarados. Tentei explicar isso de modo mais simples à médium.

– Francisca, o Espiritismo não está nas mãos dos poucos conhecidos dos homens, mas sim dos muitos conhecidos de Deus, estejam encarnados ou desencarnados.

Todos os espíritas sinceros, médiuns ou não, são os que fazem caminhar esta doutrina abençoada e consoladora. Todos os Espíritas têm a mesma importância, seja o que dá passes com muito amor, o que trabalha na assistência social, o que faz uma sopa, o que confecciona uma roupa, o que trabalha com o livro espírita, o que faz palestras, o que doutrina um desencarnado, o que psicografa; enfim, aquele que quer aprender e progredir e todos aqueles que cumprem com amor uma tarefa simples, estão colaborando com a Doutrina e todos devem ter a mesma consideração. Quanto aos desencarnados, são poucos os que se sobressaíram e ficaram conhecidos dos encarnados. Muitos trabalhadores desencarnados não são conhecidos dos encarnados, mas sim do Plano Espiritual Elevado. Muitos encarnados costumam dar valor a nomes conhecidos deles, esquecendo-se dos nomes conhecidos do Pai-Maior.

Não que estes não sejam conhecidos de Deus, são. Mas muitos outros desencarnados também aí estão trabalhando com encarnados e com imenso amor.

– Queria tanto que fosse verdade, que esse espírito enviasse mensagens por meu intermédio – disse Francisca.

– Francisca, cada um de nós tem uma tarefa a fazer e esse espírito que cita, no momento, não pode fazer-lhe a vontade.

– Que engano chato!

– Vamos analisar o porquê desse engano. Você queria muito que esse espírito viesse escrever; quis tanto que o desencarnado que queria escrever, o fez e deu o nome que você desejava. Não foi por maldade, mas poderia ter sido. Espíritos brincalhões usam desse processo para enganar. Também ocorrem muitos casos em que o médium não pede ou não deseja mensagens de determinado espírito, mas o desencarnado que manda a mensagem, dá um nome que não é o seu, seja conhecido ou não. Por isso é preciso cuidado, tanto por parte dos médiuns quanto dos dirigentes de Centros Espíritas.²

– Que faço para não ser enganada? – indagou Francisca interessada em aprender.

– Estudar, cara Francisca. Allan Kardec analisava muito bem tudo o que recebia dos espíritos. Estude as obras do Codificador da Doutrina Espírita. Quando for psicografar, pense firme em Jesus como se nosso mestre Nazareno estivesse presente, e você a fazer a mensagem para Ele. Não queira mensagem de ninguém conhecido e, se vier alguma espontânea, analise bem para ver se é verdadeira. E muita, muita cautela; espíritos conhecidos, normalmente para evitar polêmica, preferem assinar, quando não é seu médium habitual, "um protetor", "um amigo", etc. Você, Francisca, no começo da mensagem, pode indagar quem é o desencarnado que quer escrever, se ele não quiser dar o nome e disser que é um protetor, tudo bem. Porém a mensagem deve ser analisada. Se for boa, de ensinamentos bons, é um bom espírito. Se não for boa, o desencarnado que escreve não está bem espiritualmente. A escrita grifa pensamentos e estes devem ser só bons. Os espíritos que não estão bem devem usar da psicofonia para uma orientação. Mas, quando o espírito escritor dá o nome, pense bem em Jesus e peça ajuda a Ele e aos bons espíritos para que, se for verdade, o desencarnado continue a escrever e, se não for, que pare e não continue a enganá-la.

– Então foi minha culpa o engano que sofri?

– Não teria havido engano se você tivesse aceitado o desencarnado que se chama Alberto e que é desconhecido. Ore, vigie e estude, Francisca, porque, muitas vezes ao se querer tanto mensagens de desencarnados conhecidos, podem vir espíritos maus e começar uma séria obsessão, principalmente quando o médium é vaidoso. Esse desencarnado que enviou as mensagens, está há muitos anos com você. Mas o que falta a vocês dois é estudo.

– Mesmo com estudo é possível ser enganado?

– Estudo é conhecimento e com entendimento o engano fica mais difícil de acontecer. Mas mesmo com estudo ainda se pode ser enganado. Principalmente se o médium for vaidoso, orgulhoso e quiser mensagens de espíritos conhecidos. Se não tiver humildade para analisar, pode haver engano.

– É certo evocar um espírito para que escreva? – Francisca indagou, querendo saber.

– Depende – continuei a elucidá-la –, Allan Kardec evocava os espíritos para fins nobres. Outros espíritos preferem ensinar a não evocar para que não se caia em enganos. Como já lhe falei, os espíritos mais conhecidos dos Espíritas têm muitas tarefas e nem sempre estão em disponibilidade para atender. Mas evocar os espíritos para ter mensagens de familiares, por exemplo, é válido. Não há muito interesse em se fazer passar por um desconhecido, mas mesmo assim pode haver desencarnados brincalhões, até maus, que o fazem. Muitos Centros Espíritas têm êxito ao pedir aos desencarnados que enviem mensagens para amigos e familiares. Isso deve ser feito com encarnados responsáveis e sob os cuidados de um mentor ou protetor da Casa Espírita. O desencarnado a quem foi feito o pedido, é localizado e, se estiver bem, é convidado a escrever, ficando à vontade para atender ou não o pedido. Se aceitar, vem e dita a mensagem. Deve-se saber que muitos dos pedidos não são atendidos, porque, às vezes, o desencarnado solicitado não pode ditar no momento por vários motivos. Para melhor fazer esse trabalho, aconselho-a a seguir as instruções que lhe dei. No começo da mensagem pensar em Jesus e pedir ajuda para não ser enganada.

– Acho que não vou mais psicografar – falou Francisca.

– Analise, Francisca, no que você pode ser mais útil. Lembro-a que, não trabalhar com a mediunidade, por medo de ser enganada, não é desculpa. Sendo médium, deve trabalhar com sua mediunidade para o bem de você mesma. Todos os médiuns que são úteis têm vários anos de trabalho, treino e estudo. Trabalhando no Bem, quem primeiro recebe os frutos é você mesma, e depois os outros. A psicografia também requer do médium treino, trabalho e estudo. Talvez pela psicografia seus frutos se tornem conhecidos, mas para Deus não faz diferença. Nosso Pai-Maior quer que tudo o que fizermos, que seja com Amor.

– Agradeço a linda lição que me deu – disse Francisca.

– São ensinamentos simples e se os seguir não será mais enganada.

Francisca voltou ao corpo. Quando acordou estava mais calma, recordou do sonho, ou seja, do nosso encontro. Falou baixinho:

"Devo tirar lições desse engano. Vou estudar mais e não vou querer fazer mensagens de espíritos conhecidos na Literatura. Eles são muito ocupados. Vou, sim, prestar mais atenção ao conteúdo das mensagens que receber. E, certamente, se eu me dedicar, quem sabe eu e este Alberto não ficaremos conhecidos?"

Orei por Francisca, desejando-lhe êxito e que não fizesse psicografia para se tornar conhecida, mas sim com compreensão, para ser útil e com muito Amor. Tornar-se conhecida não deve ser uma meta e sim uma consequência de um trabalho bem feito.

Parti para outra tarefa.

1- Autora dos livros: Violetas na Janela, Vivendo no Mundo dos Espíritos, A Casa do Escritor e O Voo da Gaivota. (N.A.E.)

2- O alerta vale também para o trabalho de curas. Existem no Plano Espiritual inúmeros médicos e estudiosos que gostam de trabalhar com médiuns, tentando amenizar as dores físicas dos encarnados. E muitos médiuns só querem médicos com nomes conhecidos, prejudicando esse trabalho tão bonito.o que importa são os resultados, e o médium deve ser humilde e trabalhador. (N.A.E.)

Músicas para a Alma