Seguidores

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Centenário de Inauguração da Sede Histórica da FEB



Nos dias 10 e 11 de dezembro ocorre na Sede Seccional do Rio de Janeiro,
das 9h às 13h, a comemoração pelo Centenário de Inauguração da Sede
Histórica da Federação Espírita Brasileira, ocorrida em 11 de dezembro de
1911. A programação contará com exposição de material alusivo ao evento
e palestras com Affonso Borges Gallego Soares, Antonio Cesar Perri de
Carvalho, Geraldo Campetti Sobrinho e Nestor João Masotti. 

Devido ao espaço limitado, o ingresso no evento só será possível com a
apresentação de convites que estarão à disposição do público, a
partir do dia 7 de novembro. Confira os locais para retirada.

 • Sede Seccional da FEB, Av. Passos, 30 – Centro – Rio de Janeiro (RJ),
 tel.: (21) 3079- 4747;

• Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ), Rua dos Inválidos,
182 – Centro – Rio de Janeiro (RJ), tel.: (21) 2224-1244;

• Instituto Bezerra de Menezes, Rua Cel. Gomes Machado, 140 – Niterói (RJ),
tel.: (21) 2620-3663.

Cursos Online - FEB





Estudiosos, pesquisadores e interessados poderão atualizar conhecimentos sobre a Gestão de Centros Espíritas com a nova ferramenta de cursos a distância. O sistema de Ensino a Distância oferecido pela FEB segue a tendência atual das novas tecnologias e possibilita aos alunos conteúdo de qualidade com leiaute agradável e de fácil navegação.

Os cursos oferecidos permitem aos interessados a atualização de conhecimentos que se multipliquem em ações de promoção do estudo, da difusão e da prática da Doutrina Espírita.

 CURSOS OFERECIDOS:


Curso 1. Centro Espírita – Visão Geral
Curso 2. Estrutura e Funcionamento do Movimento Espírita

Este curso trata do trabalho de unificação do Movimento Espírita, possibilitando uma visão mais ampla sobre como os Centros Espíritas de diversos locais podem compartilhar suas experiências, apoiando-se, formando uma rede de sustentação ao trabalho que individualmente está sendo realizado em cada instituição.

 AVISO AOS AMIGOS:

"A equipe da Secretaria Geral do CFN da FEB está disponibilizando os Cursos I e II, mas o projeto de Cursos a Distância Gestão de Centros Espíritas prevê a oferta de outros cursos, a saber: O Dirigente e os Colaboradores, O Dirigente e o Processo de Trabalho, Aspectos Gerais da Organização Jurídica no Centro Espírita, A Sustentabilidade Financeira do Centro Espírita. Estes, serão disponibilizados, na medida do possível, provavelmente no início de 2012"
 
Fonte:http://www.febnet.org.br/gestao/index.php

Confraternização dos Estudiosos do Espiritismo




No próximo dia 8 de dezembro ocorre, na Federação
Espírita Paraibana, a Confraternização dos Estudiosos
do Espiritismo (CONFRAEESP). Realizada pela própria
Federação, o encontro tem início previsto para as 8h e
trabalhará o tema "Autoconhecimento e Mediunidade".
Estará presente durante o evento a expositora e psicóloga
Anna Thereza Patrício.

Informações:www.fepb.org.br 

Fonte: http://www.febnet.org.br/site/noticias.php?CodNoticia=1258


Mente e a Medicina do Século 21


Será realizado no Estado de São Paulo, no dia 26 de novembro, o 5º Seminário Médico-Espírita de Ribeirão Preto. Abordando o tema "A Mente e a Medicina do Século 21", é direcionado a todos os interessados em conhecer melhor o tema. O seminário contará com a participação de integrantes das Associações Médico-Espíritas de várias regiões do Estado. O encontro ocorrerá no Centro Universitário UNISEB.

Informações: www.amesaopaulo.org.br

Fonte: http://www.febnet.org.br/site/noticias.php?CodNoticia=1260

2º Campo do Brito Espírita


Nos dias 26 e 27 de novembro, ocorre em Sergipe, com apoio da Federação
Espírita do Estado, o 2º Campo do Brito Espírita. Com tema "A Depressão
nos Dias Atuais", o evento ocorre no Ginásio de Esportes Albano Franco,
em Campo de Brito (SE) com entrada franca. Da programação constam
 palestras, teatro, música e poesia.


Informações: www.fees.org.br


Fonte: http://www.febnet.org.br/site/noticias.php?CodNoticia=1263

O Caminho das Virtudes

No dia 3 de dezembro, ocorre no Hospital Espírita de Porto Alegre, uma palestra ministrada pela presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, Maria Elisabeth da Silva Barbieri. Com início as 14h, será abordado o tema "O Caminho das Virtudes". A palestra tem apoio da FERGS e da UDE Glória.

Informações: www.fergs.org.br

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Seminário O Evangelho e o Cristianismo Primitivo

Seminário O Evangelho e o Cristianismo Primitivo
Expositor: Severino Celestino – PB
Data: 04/12/2011 (1º domingo de dezembro)
Horário: 09 às 12h
Local: Grupo de Fraternidade Espírita Guillon Domenico
Endereço: Rua Coronel João Manguinhos, 140 – Bairro Novo – Olinda/PE
ENTRADA FRANCA


Última Reunião do CFE em 2011

A Federação Espírita Pernambucana realizará em 27 de novembro a última 
Reunião do Conselho Federativo Estadual – CFE neste ano de 2011. T
odos os centros espíritas da Capital e Área Metropolitana do Recife estão
convidados para esse grande momento confraternativo da Família Espírita
Pernambucana.
Programação: – Domingo, 27/11/2011
08h – Recepção

08h30 – Abertura, boas-vindas e prece inicial

09 às 11h30 – Reuniões Setoriais e Simpósio sobre
Convivência na Casa Espírita com Xerxes Luna

11h30 às 12h15 – Relatos dos coordenadores da reuniões setoriais

12h15 às 12h30 – Considerações finais, despedidas, prece final

XII Caminhada pela Paz

Domingo – 27 de novembro – 2º Jardim – Boa Viagem - Recife/PE
Horário: 16:00 h
Mais Informações:
Saulo Santos – Coordenador MOVPAZ RECIFE
(81) 9996-5000
saulosantos@movpazrecife.org.br

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Espiritismo e o dia de finados


















Pergunta: Estamos nos aproximando do dia 2 de novembro, que é considerado um dia dedicado aos mortos, aos finados. O respeito da legislação vigente chega inclusive a declarar a data como feriado nacional, no intuito de que as pessoas possam prestar suas homenagens aos parentes e conhecidos já desencarnados. Os espíritas são naturalmente questionados a respeito do assunto. Como a Doutrina Espírita encara este tema?

Resposta: Realmente o tema desperta algumas dúvidas. Mesmo alguns companheiros espíritas perguntam se devem ou não ir aos cemitérios no dia 2 de novembro, se isto é importante ou não. Antes de tudo, lembremos que o respeito instintivo do homem pelos desencarnados, os chamados mortos, é uma conseqüência natural da intuição que as pessoas têm da vida futura. Não faria nenhum sentido o respeito ou as homenagens aos mortos se no fundo o homem não acreditasse que aqueles seres queridos continuassem vivendo de alguma forma. É um fato curioso que mesmo aqueles que se dizem materialistas ou ateus nutrem este respeito pelos mortos.

Embora o culto aos mortos ou antepassados seja de todos os tempos, Leon Denis nos diz que o estabelecimento de uma data específica para a comemoração dos mortos é uma iniciativa dos druidas, antigo povo que viveu na região que hoje é a França. Os druidas, um povo que acreditava na continuação da existência depois da morte, se reuniam nos lares, não nos cemitérios, no primeiro dia de novembro, para homenagear e evocar os mortos.

A noção de imortalidade que a maioria das pessoas tem, no entanto, ainda é confusa, fazendo com que as multidões se encaminhem para os cemitérios, como se o cemitério fosse a morada eterna daqueles que pereceram. O Espiritismo ensina o respeito aos desencarnados como um dever de fraternidade, mas mostra que as expressões de carinho não precisam ser realizadas no cemitério, nem é necessário haver um dia especial para que tais lembranças ou homenagens sejam realizadas.


Pergunta: Mas para os espíritos desencarnados o dia 2 de novembro têm alguma coisa mais solene, mais importante? Eles se preparam para visitar os que vão orar sobre os túmulos?

Resposta: É preciso entender que nossa comunicação com os desencarnados é realizada através do pensamento. As preces, as orações, são vibrações do pensamento que alcançam os espíritos. Nossos entes queridos desencarnados são sensíveis ao nosso pensamento. Se existe entre eles e nós o sentimento de verdadeira afeição, se existe esse laço de sintonia, eles percebem nossos sentimentos e nossas preces, independente de ser dia de finados ou não.

Esse é o aspecto consolador da Doutrina Espírita: a certeza de que nossos queridos desencarnados, nossos pais, filhos, parentes e amigos, continuam vivos e continuam em relação conosco através do pensamento. Não podemos privar de sua presença física, mas o sentimento verdadeiro nos une e eles estão em relação conosco, conforme as condições espirituais em que se encontrem. Realizaram a grande viagem de retorno à pátria espiritual antes de nós, nos precederam na jornada de retorno, mas continuam vivos e atuantes.

Um amigo incrédulo uma vez nos falou: "Só vou continuar vivo na lembrança das pessoas". Não é verdade. Continuamos tão vivos após a morte quanto estamos vivos agora. Apenas não dispomos mais deste corpo de carne, pesado e grosseiro.

Então, os espíritos atendem sim aos chamados do pensamento daqueles que visitam os túmulos. No dia 2 de novembro, portanto, como nos informam os amigos espirituais, o movimento nos cemitérios, no plano espiritual, é muito maior, porque é muito maior o número de pessoas que evocam, pelas preces e pelos sentimentos, os desencarnados.


Pergunta: A visita ao túmulo traz mais satisfação ao desencarnado do que uma prece feita em sua intenção?

Resposta: Visitar o túmulo é a exteriorização da lembrança que se tem do espírito querido, é uma forma de manifestar a saudade, o respeito e o carinho. Desde que realizada com boa intenção, sem ser apenas um compromisso social ou protocolar, desde que não se prenda a manifestações de desespero, de cobranças, de acusações, como ocorre em muitas situações, a visitação ao túmulo não é condenável. Apenas é desnecessária, pois a entidade espiritual não se encontra no cemitério, e pode ser lembrada e homenageada através da prece em qualquer lugar. A prece ditada pelo coração, pelo sentimento, santifica a lembrança, e é sempre recebida com prazer e alegria pelo desencarnado.


Pergunta: No ambiente espiritual dos cemitérios comparecem apenas os espíritos cujos corpos foram lá enterrados?

Resposta: Não. Segundo as narrativas, o ambiente espiritual dos cemitérios fica bastante tumultuado no chamado Dia de Finados. E isto ocorre por vários motivos. Primeiro como já dissemos pela própria quantidade de pessoas que visitam os túmulos. Cada um de nós levamos nossas companhias espirituais, somos acompanhados pelos espíritos familiares. Depois, porque muitos espíritos que estão vagando desocupados e curiosos do plano espiritual também acorrem aos cemitérios, atraídos pelo movimento da multidão, tal como ocorre entre os encarnados. Alguns comparecem respeitosos enquanto outros se entregam à galhofa e à zombaria.


Pergunta: Mas a tristeza é natural, não?

Resposta: Sim, mas não permitamos que a saudade se converta em angústia, em depressão. Usemos os recursos da confiança irrestrita em Deus, da certeza de Sua justiça e sua bondade. Deus é Amor, e onde haja a expressão do amor, a presença divina se faz. Vamos permitir que essa presença acalme nosso coração e tranqüilize nosso pensamento, compreendendo que os afetos verdadeiros não são destruídos pela morte física, não são encerrados na sepultura. Dois motivos, portanto para não cultivarmos a tristeza: sentimos saudades – e não estamos mortos; nossos amados não estão mortos – e sentem saudades... Se formos capazes de orar, com serenidade e confiança, envolvendo a saudade com a esperança, sentiremos a presença deles entre nós, envolvendo nossos corações em alegria e paz.


Referências:

O Livro dos Espíritos – Allan Kardec – questões 320 a 329

Quem tem medo da morte? – Richard Simonetti

http://amigoespirita.ning.com - José Aparecido

Músicas para a Alma