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terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Ser Espírita


Ser espírita é ser cristão, viver religiosamente o Cristo de Deus em toda a intensidade
do compromisso, caindo e levantando, desconjuntando os joelhos e retificando os
 passos, remendando as carnes dilaceradas e prosseguindo fiel em favor de si
mesmo e da era do Espírito Imortal.

Chamados para esta luta que começa no país da consciência e exterioriza na
indimensionalidade geográfica, além das fronteiras do lar, do grupo social, da
 pátria, em direção do mundo, lutai para serdes escolhidos. Perseverai
para receberdes a eleição de servidores fiéis que perderam tudo, menos
 a honra de servir; que padeceram, imolados na cruz invisível da renúncia,
 que vos erguerá aos páramos da plenitude.

Jesus, meus filhos — que prossegue crucificado pela ingratidão de muitos
homens —, é livre em nossos corações, caminha pelos nossos pés, afaga
com nossas mãos, fala em nossas palavras gentis só vê beleza pelos nossos
olhos fulgurantes como estrelas luminíferas no silêncio da noite.

(Trecho da mensagem psicofônica “O Brasil e a sua missão histórica de “Coração
mundo e pátria do Evangelho”, recebida por Divaldo P’. Franco, na Reunião do
CFN, em 6/11/1988)

Fonte: Bezerra de Menezes, ontem e hoje. 4. ed. 1. reimp. Rio de Janeiro: FEB,
2009. Cap. 23, p. 184-185. Titulo da Redação.


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O Espiritismo é a oitava maior religião do Mundo

Embora não concordemos com o argumento da articulista de que o Espiritismo não seja
“exatamente uma religião”, vale a leitura do texto pelo reconhecimento de que a
Doutrina dos Espíritos – Ciência – Filosofia e Religião – vem crescendo na Terra
em número de adeptos. Tudo isso graças aos Benfeitores encarnados e desencarnados
que trabalham com afinco na divulgação dos Evangelhos de Jesus, sob a ótica do Espiritismo.
Ednar Santos – Presidenta da FEP

Leia a notícia na íntegra acessando o endereço:
http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/as-8-maiores-religioes-do-mundo/

Fonte do texto: http://federacaoespiritape.org/o-espiritismo-e-a-oitava-maior-religiao-do-mundo/

Fontes das imagens:
Allan Kardec http://www.justincase.com.br/index.php/2011/01/03/quem-foi-allan-kardec
André Luiz http://www.cacef.info/products/grupo-de-estudo-andre-luiz/
Bezerra de Menezes http://www.amems.org/amems/index.php?option=com_content&view=article&id=529:bezerra&catid=96:3d-computer-graphics&Itemid=440
Chico Xavier http://pessoasimportantesdahistoria.blogspot.com/2011/05/chico-xavier.html
Emmanuel http://www.institutochicoxavier.com/index.php?option=com_content&view=article&id=679:biografia-de-emmanuel&catid=45&Itemid=97
Jesus http://radio.cancaonova.com/ato-de-consagracao-ao-sacratissimo-coracao-de-jesus/
Montagem e edição de imagens Meg Ryan



Polêmicas Espiritas


Nos tempos heróicos da divulgação do Espiritismo, os trabalhadores das primeiras horas padeceram a injúria, a perseguição sistemática, o opróbrio de religiosos fanáticos e de inteligências tidas por brilhantes, que se lhes puseram, desencadeando covardes campanhas de desmoralização e crueldade, mediante as quais esperavam deter o avanço da Doutrina Libertadora.

Certamente, os seus paladinos, convidados ao debate, ao esclarecimento, equipados de equipados de serenidade, raciocínio e conhecimento espírita desarmavam-nos, sem a usança dos instrumentos indignos da calúnia, das acusações injustas, objetivando esclarecer e iluminar, ao invés de pensar em destruí-los e os esmagar.

À medida que o Espiritismo adquiriu cidadania e passou a merecer o respeito daqueles que o antagonizavam, diminuídos os torpes combates de fora para dentro surgem novas frentes de batalha, porém infelizmente, dentro dos seus arraiais doutrinários.

Calúnias adquirem foro de verdade; acusações vigorosas de deslealdade tornam-se comuns; denigrem-se pessoas e Instituições honradas através de golpes fortes de crueldade, infelizmente em nome da pureza do Espiritismo.


Kardec é utilizado nessas lutas, nas acusações e nas defesas. Interpretam-no com pressa e ampliam-lhe o resultado do raciocínio pessoal, estabelecendo-se critérios de governança do Movimento e desejando-se submetê-lo ao talante da paixão de cada novo portador da verdade.


Agora que o campo se encontra arado, recebendo as sementes, dividem-se os trabalhadores, buscando supremacia uns sobre os outros, em lamentável demonstração de farisaísmo ultramontano e prosápia antiespírita. O espiritismo é doutrina de liberdade, de livre exame, que expõe sem impor, que ilumina sem humilhar.

Não tem chefe, nem condutor, sendo aberto a todas as criaturas, que o entenderão conforme o próprio nível de consciência e possibilidade intelectual.


Não condena, nem persegue, ensejando o auto-encontro e a auto-realização do candidato ao labor nas suas fileiras. Portador de estrutura científica e filosófica insuperável, sustenta-se no pensamento de Jesus Cristo, relegando a criatura ao Criador, contribuindo eficazmente para a plenitude do ser humano e a sua libertação das paixões dissolventes.


A dissensão entre os seus adeptos é o único meio de retardar-lhe a marcha e dificultar-lhe a propagação. É justo que pensem diferentes um dos outros os seus profitentes, neste ou naquele ponto, que sejam interpretados de forma variada alguns ensinamentos, mas, que o respeito ao próximo permaneça, é impositivo doutrinário.

Em todos os campos do pensamento a liberdade deve viger, e o direito a agir como a cada um apraz, sem que perturbe outrem, é conquista do progresso e da vida humana.

A melhor maneira de ensinar corretamente o Espiritismo é fazê-lo de forma digna, vivendo-lhe os postulados morais e permitindo aos demais comportamentos equivalentes

Aqueles que realmente amam o Espiritismo não se tornam geradores de polêmicas perturbadoras, antes trabalham e exemplificam, fazendo da própria vida a lição doutrinária que confirma as teorias contidas na Codificação, que permanece atual e desconhecida, aguardando saudável e digna divulgação.

Nós, os Espíritos-espíritas, que mourejamos na atividade doutrinária antes da desencarnação, nos dias difíceis do passado, desejaram conclamar os companheiros dedicados à permanência na tranqüilidade e no trabalho, sem perderem tempo nas infindáveis polêmicas e querelas, através dos quais os discutidores desejam exaltar o próprio ego em detrimento da divulgação equilibrada do pensamento espírita.

Jesus é o exemplo. Sempre convocado à discussão vazia e agredido, respondia com lógica ou através de notáveis silêncios, por saber que eles, os polemizadores desocupados, não mereciam maior preocupação.

Da mesma forma, Allan Kardec manteve-se sempre ético e estóico em todas as situações em que era convocado às questiúnculas inúteis, abordando as questões com elevação e prosseguindo sem olhar para trás.

Permaneçam, pois, lúcidos e tranqüilos na divulgação e na vivência do Espiritismo, os servidores fiéis, despreocupados com o purismo e a pureza de aparência, intimamente vinculados ao bem e ao dever, certos de que, num planeta de provas e expiações, ninguém passa sem padecer incompreensão, dificuldade e dor, especialmente quando a serviço dos ideais dignificadores da Humanidade.

Vianna de Carvalho.

(Página psicografada pelo médium Divaldo P. Franco, em 14-7-1993, no Centro Espírita da Redenção, Salvador BA)
(Resumo de “Reformador”, outubro de 1993, pp. 308-309).


Ismael Gomes Braga e as atividades para 2012

O Núcleo Espírita Ismael Gomes Braga – NEIGB do Cabo de Santo Agostinho – PE 
apresenta à Família Espírita Pernambucana o seu Calendário de Atividades para
 este ano de 2012.
As atividades foram planejadas de forma a não chocarem com as atividades
 federativas incluídas no Calendário de Atividades 2012 da Federação Espírita
 Pernambucana.
 

XXX SIMPÓSIO DA CAFELMA –SE

















O XXX Simpósio da CAFELMA 2012 realizar-se-á em Sergipe no período da Semana Santa.

Desde Outubro de 1977 que a CAFELMA promove a confraternização de espíritas nordestinos.

Como todos os anos, serão dias de muita fraternidade e muito aprendizado, além da natural
 troca de experiências.

Da Paraíba e Rio Grande do Norte cada um já tem um ônibus lotado, somente aí já vão 
a torno de 80 pessoas para o evento. Da Bahia vêm outros tantos irmãos amados, de 
Pernambuco mais outra quantidade de caravaneiros, além do Ceará e das Alagoas.
Imperdível!




XXI Congresso Espírita Pan-Americano


 
Aproximam-se mais uma grande oportunidade para a discussão dos preceitos da Doutrina Espírita. Possibilidade de debater ideias, apontar o novo, reciclar, aprimorar.

Oportunidade de criar um espaço privilegiado, para que se dê continuidade ao processo de atualização do espiritismo, conforme desejo expresso através do pensamento progressivo de Allan Kardec, seu fundador.

O XXI Congresso Espírita Pan-Americano da CEPA marca a terceira edição em terras brasileiras. Nos últimos tempos, após passar por Rafaela (Argentina), em 2004, e San Juan (Porto Rico) em 2008, o último encontro no país ocorreu em Porto Alegre, no ano de 2000. Antes disso, havia pisado em solo brasileiro no longínquo ano de 1949, no Rio de Janeiro. Portanto, para os organizadores do evento, espíritas ligados a instituições da Baixada Santista vinculadas à CEPA, a realização do Congresso em Santos será um marco histórico do Movimento Espírita da região.

Receber companheiros de diversas localidades do Brasil, América Latina, América do Norte e Europa registra oportunidade ímpar para discutir a Teoria Espírita da Reencarnação, à luz do espiritismo fundado em 1857, mas sintonizado com os novos desafios impostos para uma doutrina dinâmica em pleno século XXI. Temos certeza de que os avanços da Filosofia e da Ciência poderão contribuir, após mais de 150 anos do lançamento de “O Livro dos Espíritos”, para um debate rico, diversificado, laico, atual e livre-pensador. Esperamos que esse evento seja marcado também como um momento de confraternização entre espíritas que, embora oriundos de culturas completamente diferentes, compartilham como pensamento comum a estrutura fundamental do Espiritismo: a existência do Espírito, sua Evolução através da Reencarnação e a possibilidade real de Comunicação entre encarnados e desencarnados.




Músicas para a Alma